Header AD

Índio é preso pela polícia federal porque não tirou o cocar

Paulo Apurinã é líder indígena e foi escolhido como representante dos povos indígenas da Amazônia na conferência das cidades, um encontro agendado para quinta-feira, dia 24 de novembro, em Belo Horizontem Minas Gerais.

Na Quarta ele foi até o Aeroporto Internacional de Manaus para embarcar para Minas Gerais. Só que ele foi impedido de viajar por um funcionário do IBAMA que queria que ele retirasse o cocar que estava usando na cabeça.

Segundo informações divulgadas pela FUNAI o cocar era feito de penas de animais silvestres  e o fiscal do IBAMA disse que ele não poderia passar por ali com aquele cocar pois ele não tinha o selo de autorização do IBAMA.

O Índio ficou bastante irritado e se negou a tirar o cocar.

O fiscal chamou então a polícia Federal para impedir que Paulo embarcasse no avião.

Ele se alterou , começou uma discussão e o índio acabou sendo algemado e  levado detido por desacato ao policial.

Mário Lúcio Reis, Superintendente do IBAMA , declarou que Paulo Apurinã não se identificou como índio e por isso se deu toda a confusão. “ Ele deveria  ter dito que era índio antes” , declarou Mário.

O Índio foi levado para o posto da Polícia Federal para esclarecimentos sendo liberado em seguida.

Líder se recusou a tirar o cocar no setor de embarque (Foto: Jackeline Farah/TV Amazonas)

Fonte: G1

 

Paulo Apurinã … será que eles acreditaram que ele era japonês?

Índio é preso pela polícia federal porque não tirou o cocar Índio é preso pela polícia federal porque não tirou o cocar Reviewed by Rede BU on 11/24/2011 Rating: 5

Post AD